Dois áudios vazados na internet nesse domingo (8) mostram que o ex-presidente Lula foi alvo de insultos em diálogo de uma pessoa desconhecida com o piloto do avião que levou o petista até Curitiba. “Leva e não traz nunca mais”, diz uma voz masculina ao piloto, que, por sua vez, repreende o interlocutor: “Vamos tratar só do necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho aqui”.
O interlocutor insiste: “Eu respeito mas manda este lixo janela abaixo aí…”. A conversa é interrompida por uma voz feminina. “Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente. Então, mantenham a fraseologia padrão, por gentileza”, adverte.
Ouça o áudio:
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a conversa ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave, mas alegou que a frase não foi dita por um controlador da torre. A FAB, porém, não soube informar quem foi o autor do insulto.
“Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo. Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso.”
Leia também
Lula chegou às 22h30 de sábado na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde começou a cumprir pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do tríplex do Guarujá pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
<< Grupos pró-Lula prometem ocupar arredores do STF por decisão favorável ao petista
<< Lula se entrega à Polícia Federal após pedidos de resistência e bloqueio de militantes
<< PT reafirma candidatura de Lula e define estratégia após prisão do ex-presidente