JORNAL DO BRASIL
Governistas tentam desenterrar a CPMF
Parlamentares de partidos aliados do governo saíram de um encontro com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, defendendo a recriação da CPMF na proposta da reforma tributária que o Planalto pretende enviar ao Congresso em fevereiro. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, adianta que a medida não está nos planos, mas pode ser "discutida".
Planos de saúde têm de ampliar serviços
Beneficiários de planos de saúde no Brasil terão direito a atendimento de mais de 200 novos procedimentos de saúde e serviços, a exemplo de laqueadura, exames de DNA, psicoterapia e fonoaudiologia. A decisão, segundo o governo, não provocará reajustes nos planos.
Exército ataca a febre amarela
Entre 100 e 200 soldados do Comando Militar do Planalto serão treinados pelo Ministério da Saúde para identificar e combater focos do mosquito Aedes aegypti no Distrito Federal, transmissor da febre amarela e da dengue. A primeira morte causada pela doença foi confirmada ontem.
Leia também
Tucanos querem CPI para investigar Dirceu
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), anunciou ontem a intenção do partido de recolher, assim que o Congresso retomar seus trabalhos, as assinaturas necessárias para a instalação de uma CPI destinada a investigar denúncias feitas pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu em entrevista concedida à revista Piauí. Entre as denúncias, Dirceu diz que o PT gaúcho teria usado recursos de caixa 2 para construir sua sede em Porto Alegre.
FOLHA DE S. PAULO
Farc entregam dois reféns a Chávez
Os guerrilheiros das Farc libertaram a ex-candidata a vice-presidente Clara Rojas, 44, e a ex-parlamentar Consuelo González, 57, após mantê-las em cativeiro durante mais de cinco anos. As reféns, cuja libertação havia sido prometida para o final de 2007, foram entregues numa clareira de selva a uma comitiva liderada pelo governo da Venezuela.
Base do governo pretende recriar imposto do cheque
Menos de um mês após a queda da CPMF, e apesar das promessas em contrário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os líderes de partidos governistas no Congresso anunciaram ontem um movimento pela recriação do "imposto do cheque". Desta vez com uma alíquota de 0,20%, que seria permanente e renderia R$ 20 bilhões. A promessa é destinar tudo para a saúde.
Planos de saúde terão de ampliar seus serviços
Os planos de saúde terão que ampliar a rede de serviços a partir de abril deste ano e serão obrigados a cobrir procedimentos como sessões de psicoterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional. Caso descumpram a regulamentação, publicada ontem pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), as operadoras do setor poderão ser punidas -inclusive com multas.
Governo confirma primeira morte por febre amarela
O Ministério da Saúde anunciou ontem que a morte do funcionário do Ministério do Turismo Graco Carvalho Abubakir, 38, em Brasília, na terça, foi causada por febre amarela. É o primeiro caso confirmado da doença neste ano no país. Outras três suspeitas foram descartadas pelo ministério -de um pecuarista em Minas; de um homem em Goiás; e de uma pessoa, em São Paulo, que havia vindo de Dourados (MS).
O ESTADO DE S. PAULO
Farc libertam 2 reféns em missão liderada por Chávez
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregaram ontem duas reféns colombianas a uma missão liderada pelo presidente Hugo Chávez: Consuelo González, ex-deputada, e Clara Rojas, candidata a vice-presidente da Colômbia em 2002. Elas estavam seqüestradas há 6 e 5 anos, respectivamente. O resgate das duas era esperado desde o dia 18, quando os rebeldes anunciaram que as soltariam. Clara e Consuelo aparentavam boa saúde e agradeceram efusivamente a Chávez, por telefone, ao embarcarem num helicóptero venezuelano. Depois seguiram para Caracas, onde se reuniram com parentes e com Chávez. Clara e Consuelo trouxeram provas de vida de outros 16 reféns. Clara disse que há três anos não tem notícias de Ingrid Betancourt, que foi candidata a presidente da Colômbia e por quem há uma campanha internacional de libertação.
Lula: Não quero saber de racionamento de energia
O presidente Lula disse ontem a ministros que não quer racionamento ou corte de energia elétrica em seu governo. Ele afirmou que quer ver todos os problemas resolvidos num curto espaço de tempo. "Não me venham cortar luz dos consumidores", disse. Apontadas como alternativa, usinas térmicas a óleo do Nordeste enfrentam problemas.
Líderes aliados cobram do governo uma nova CPMF
Líderes aliados do governo no Congresso cobraram ontem a criação de um tributo com recursos direcionados à saúde – um substituto para a CPMF -, em reunião realizada ontem no Ministério do Planejamento. Os ministros das Relações Institucionais, José Múcio, e do Planejamento, Paulo Bernardo, se dispuseram a discutir as idéias dos parlamentares.
Plano de Saúde terá de ampliar serviços
A partir de 2 de abril, cerca de 26 milhões de brasileiros assistidos por planos de saúde terão direito a sessões de fonoaudiologia e cobertura de métodos anticoncepcionais, além de nutricionista e testes genéticos para detectar doenças raras. Cerca de cem procedimentos foram incorporados, por resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar publicada no Diário Oficial. A agência prevê resistência das empresas de saúde e órgãos de defesa de consumidores criticam a exclusão de transplantes.
Confirmada morte por febre amarela em Brasília
O Ministério da Saúde confirmou que Graco Abubakir, de 38 anos, morreu de febre amarela silvestre em Brasília, na terça-feira. É o único caso confirmado por enquanto; outras cinco mortes ocorreram com suspeita da doença.
O GLOBO
Planos de saúde irão à Justiça para não ampliar cobertura
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que, a partir de 2 de abril, todas as operadoras de planos de seguradoras de saúde terão que oferecer 200 novos procedimentos, como consultas, exames e cirurgias, sem custo adicional. A medida vale para 26 milhões de usuários de planos individuais e coletivos contratados desde 1999. As empresas, no entanto, prometem recorrer até com ações na Justiça para evitar o cumprimento das novas regras. Entre os serviços que passam a ser exigidos pela ANS estão laqueadura de trompas, vasectomia, mamografia digital e consultas (em número limitado) com nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos. A agência divulgará o teto de reajuste para o setor em maio.
Reféns são libertada com show de Chávez
Após seis anos de cativeiro, as colombianas Clara Rojas e Consuelo González finalmente reencontraram suas famílias, mas em Caracas. O presidente Hugo Chávez transformou a liberdade das reféns das Farc num espetáculo de mídia, chegando a enviar, ao vivo na TV, um cumprimento a Manuel Marulanda, comandante da guerrilha: "Murulanda, um abraço bolivariano. Estamos dispostos a continuar conversando pela paz". Libertadas no meio da selva colombiana, elas caminharam 20 dias. Clara disse que só soube há poucos dias do paradeiro do filho Emmanuel. "Estava muito preocupada por não saber onde ele estava".
Apagão: governo, enfim tem plano B
O fantasma do racionamento de energia por falta de chuvas neste início de ano fez o governo adotar um plano preventivo. Serão acionadas, de imediato, seis usinas termelétricas a óleo no Sudeste para aumentar a oferta de eletricidade em até 1.200 MW. O uso mais intensivo das térmicas, com energia mais cara, deve elevar o preço da conta de luz já em 2009.
PMDB briga por 2º escalão de estatais
Após obter de Lula a confirmação de que o senador Edison Lobão será o ministro de Minas e Energia,o PMDB briga agora pelo maior número possível de cargos de segundo escalão em estatais do setor elétrico. Mas já aceita dividi-los com o PT.
Presidente da Mangueira é intimada
A presidente da Mangueira, Eli Gonçalves, a Chininha, foi intimada a dar esclarecimentos à polícia sobre a suposta influência do tráfico na escola. A polícia estima que o consumo em ensaios corresponde a 60% da venda de drogas.
Olha a cabeleira do Zé
O ex-ministro José Dirceu tem desde ontem algo em comum com Marcos Valério, além do fato de ambos serem réus no mensalão. Ele também decidiu enfrentar a calvície e se submeteu a um implante de 6.710 fios de cabelo. O procedimento durou cinco horas e meia. Segundo o médico responsável pela cirurgia, feita em Recife, a idéia do implante foi dada a Dirceu pelo ministro José Múcio, outro ex-calvo.
CORREIO BRAZILIENSE
Confirmada morte por febre amarela
Graco Carvalho Abubakir morreu da doença, segundo laudo da Secretária de Saúde. Mais de 250 mil doses da vacina foram distribuídas ao DF. Macacos encontrados no Parque Nacional não estavam infectados com o vírus. Funcionários da Vigilância Ambiental tentaram entrar na casa de Graco no Lago Norte, mas foram barrados (foto à esquerda). Equipes fizeram varreduras nas proximidades e não encontraram mosquitos transmissores da febre amarela ou da dengue. Mas vão examinar larvas. Empregados da casa onde Graco se hospedou contam que o rapaz se queixou de dores um dia após a chegada.
Filas diminuem nos postos do DF
Pelo menos 50 mil pessoas foram vacinadas só ontem no Distrito Federal. Muita gente madrugou nos postos de saúde para garantir a aplicação da dose. Com estoque insuficiente, atendimento ainda é limitado na Cidade Ocidental e em outras localidades do entorno.
Lula devolve ministério ao PMDB
Em meio à polêmica sobre o risco de racionamento, presidente confirma que senador Edison Lobão (MA) assumirá Minas e Energia. Horas antes, governo havia decidido antecipar operação de seis termelétricas no Sudeste para preservar os reservatórios do Nordeste, que têm apenas 27% da capacidade. Lula deu ainda um recado à sua equipe: "Não me venham cortar a luz dos consumidores".
Planos terão cobertura ampliada
A Agência Nacional de Saúde determina que planos de saúde contratados após 1999 serão obrigados a custear cirurgias como vasectomia e laqueadura de trompas. Segurados também terão direito a uma sessão mensal com psicólogos e até seis anuais com fonoaudiólogos e nutricionistas.
Farc libertam duas reféns seqüestradas há seis anos
Dez dias após o fiasco do fim de ano, presidente da Venezuela, Hugo Chávez, finalmente consegue a libertação das políticas colombianas Clara Rojas e Consuelo González, resgatadas em uma mata na Colômbia e depois levadas para Caracas. "Estamos renascendo", disse Clara, que estava em poder da guerrilha desde fevereiro de 2002.