De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 86 mil eleitores brasileiros votarão no exterior para o cargo de presidente da República.
A maior parte desses eleitores, 32 mil, mora nos Estados Unidos e votará por meio de urna eletrônica. O menor número de eleitores brasileiros no exterior, somente três, votarão em Kingston, capital da Jamaica.
Votam apenas os brasileiros já inscritos no cadastro eleitoral ou que já transferiram o título para o domicílio no exterior.
No dia 7 de novembro, quando o alistamento eleitoral for reaberto, o eleitor residente fora do Brasil deve procurar a repartição consular ou missão diplomática do país em que residir, levando passaporte e comprovante de residência.
O mesmo procedimento se aplica aos brasileiros residentes no exterior que completarão 18 anos e necessitarão tirar o título de eleitor pela primeira vez.
Eleitores pelo mundo
Em levantamento estatístico realizado pelo TSE, os eleitores brasileiros que votam no exterior aparecem dessa forma:
Portugal – 7.630 brasileiros, sendo 4.745 eleitores que votam em Lisboa e 2.885 no Porto. Portugal registra o segundo maior número de brasileiros que votarão nas próximas eleições. Assim como os Estados Unidos, terá eleição informatizada em todas as seções.
Leia também
Itália – 4.699 eleitores irão às urnas em Milão e Roma.
Alemanha – 4.515 brasileiros que votam na capital, Berlim, Frankfurt e Munique.
Inglaterra – 3.540 brasileiros votarão em Londres. A capital inglesa contará com dez urnas eletrônicas.
Canadá – 3.086 brasileiros. 1.616 votam em Toronto, 1.107 em Montreal e 363 na capital, Ottawa. O país contará com dez urnas eletrônicas.
Cuba – 459 brasileiros. Havana recebeu uma urna eletrônica do Cartório Eleitoral do Exterior, sediado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), e as duas seções foram agregadas.
Áreas de conflito
Líbano – 1.237 brasileiros cadastrados para votar em Beirute.
Israel – 238 brasileiros cadastrados em Tel Aviv.
Ramallah – 824 brasileiros cadastrados na área dos territórios palestinos.
Deixe um comentário