Edson Sardinha
A maioria dos eleitores do Distrito Federal rejeita todos os candidatos a governador que disputarão a eleição indireta amanhã e vê a intervenção federal como melhor caminho para superar a crise política e administrativa deflagrada pelo mensalão do ex-governador José Roberto Arruda. É isso que revela pesquisa feita entre os últimos dias 10 e 13 pela consultoria O & P Brasil Opinião, Análise e Estratégia, divulgada hoje (16) no blog do jornalista Fernando Rodrigues.
Na opinião de 56,3% dos 1.200 eleitores entrevistados, seria melhor se o presidente Lula nomeasse um interventor para governar o DF até 31 de dezembro. Outros 35,4% disseram apoiar a eleição indireta. Ao todo, 8,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pergunta.
O instituto verificou também que os eleitores não se sentem representados pelos candidatos inscritos na eleição que será decidida pela Câmara Legislativa neste sábado. Das dez chapas registradas, apenas seis continuam no páreo. O percentual de entrevistados que disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados chega a 28,5%. Outros 33,2% não souberam ou preferiram não responder, puxando para 61,7% o índice dos que não indicaram nenhum dos candidatos.
Wilson Lima
O instituto quis saber ainda em que os eleitores votariam na eleição de amanhã se pudessem. O atual governador interino, Wilson Lima (PR), é o nome mais lembrado pelos entrevistados, com 17,1%. Presidente da Câmara Legislativa, ele assumiu o cargo em 23 de fevereiro, com a renúncia do ex-vice-governador Paulo Octávio.
O ex-administrador de Ceilândia e ex-presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) Rogério Rosso (PMDB) aparece em segundo lugar, com 4,7% das intenções de voto. O deputado distrital Aguinaldo de Jesus (PRB) é o terceiro, com 3,5% da preferência. Os votos nulos somam 3,3%. O ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Ibañez (PT) aparece com 2,7%. Os demais aparecem com menos de 2%.
A pesquisa também apontou a preferência do eleitorado brasiliense na disputa à Presidência da República, ao Senado e ao governo do DF. Na corrida presidencial, José Serra (PSDB) lidera com 30,2%, seguido de Dilma Rousseff (PT), com 24,3%, Marina Silva (PV), com 13%, e Ciro Gomes (PSB), com 12,4%.
Roriz na frente
Na disputa ao GDF, a liderança é de Joaquim Roriz (PSC), com 38,8%. Agnelo Queiroz (PT), com 25,1%, Alberto Fraga (DEM), com 4,4%, Toninho (Psol), com 2,8%, e Gim Argello (PTB), com 2,3%.
Para o Senado, o favoritismo apontado é de Cristovam Buarque (PDT), com 50,7% das intenções de voto, e Rodrigo Rollemberg (PSB), com 32,1%. A terceira colocada é a deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM), com 17,7%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (STF) em 9 de abril, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais.
Deixe um comentário