Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça (13) mostra que 60% dos brasileiros reprova a proposta do governo Michel Temer de estipular um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, a partir de 2017. A medida tem o apoio de 24% da população e a indiferença de 4%. Os outros 19% afirmaram não saber como responder.
A proposta de emenda à Constituição deverá ser votada em segundo turno pelo Senado ainda hoje e, se for aprovada, deverá ser promulgada pelo Congresso até o fim desta semana.
Para 62% dos entrevistados, a medida trará mais prejuízos do que benefícios para a população e para 19% ocorrerá a situação inversa. A maior parte da população (53%) entende que os recursos públicos disponíveis atualmente são suficientes mas são mal aplicados pelos governos. Para 36%, no entanto, além de serem mal utilizados, são também insuficientes.
Leia também
Para metade dos entrevistados (50%), a saúde e a segurança devem piorar com a aprovação da emenda. Já 51% acham que a educação será mais atingida pela PEC e 47% acreditam que o transporte público e saneamento serão mais afetados.
A pesquisa entrevistou 2.828 pessoas em 7 e 8 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a proposta, os gastos públicos seriam congelados pelos próximos 20 anos e teriam os seus valores corrigidos apenas pela inflação. Para o governo, a medida é importante para impedir que os gastos públicos saiam do controle, o que seria fundamental para recuperar a economia do país. Já os opositores afirmam que as despesas sociais, principalmente com saúde e educação, ficarão estagnadas.
Leia a íntegra da reportagem sobre a pesquisa.