Uma semana após causar polêmica com declarações consideradas preconceituosas em relação aos eleitores nortistas e nordestinos, o jornalista Diogo Mainardi se desculpou pelos comentários e disse que não teve a intenção de ofender ninguém. Na noite da reeleição da presidente Dilma Rousseff, o comentarista do programa Manhattan Connection, da Globo News, disse que a petista havia vencido graças ao Norte e ao Nordeste, região esta chamada por ele de “retrógrada”, “bovina” e “atrasada”.
“Sei que o termo bovino ofendeu muita gente, peço mais uma vez desculpas, mas gostaria de esclarecer que ha décadas e décadas nós usamos os termos curral eleitoral e voto de cabresto para designar compra de votos. Imaginar um nordestino num curral ou um nordestino com um cabresto não é diferente de bovino. Não pretendi em momento algum culpar a vítima da manipulação e sim quem a pratica. Só isso”, disse Mainardi na edição de anteontem (2) do Manhattan Connection.
Leia também
Veja o pedido de desculpas do jornalista:
As declarações do jornalista logo após a proclamação do resultado da eleição presidencial provocou polêmica nas redes sociais e no Congresso Nacional. O deputado Silvio Costa (PSC-PE) pediu ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que processasse Diogo Mainardi caso o colunista não se retratasse. O jogador do Zenit e da seleção brasileira de futebol Hulk publicou nas redes sociais um texto em que chama o jornalista de “arrogante” e “ignorante”.
Foi a Hulk que Mainardi dirigiu seu pedido de desculpas ao nordestino. “Não tem troco. Peço desculpas ao Hulk e a todos que se sentiram ofendidos. Não era minha intenção ofender ninguém. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para rebanhar votos nas regiões mais pobres do país, em especial o Norte e o Nordeste”, afirmou. “Espero que você seja desculpado”, disse na sequência o apresentador do programa, Lucas Mendes.
Veja o vídeo com os comentários de Diogo Mainardi sobre o Nordeste:
Na noite de 26 de outubro, o colunista não escondeu a irritação pela reeleição de Dilma. “Essa eleição é a prova de que o Brasil ficou no passado. Não é Bolsa Família, não é marquetagem. O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade tá do outro lado”, atacou Mainardi.
Leia o comentário de Hulk:
Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista Diogo Mainard não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao País e principalmente respeito com a população nordestina. Já que ele fala também de cultura, será que ele sabe a importância destes homens para o Brasil: Graciliano Ramos, Rui Barbosa, Glauber Rocha, Jorge Amado, Suassuna, Renato Aragão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Wilker e Chico Anisio. Cito 10 importantes nomes nascidos no Nordeste em vários períodos que contribuíram para a evolução do Brasil. São escritores, poetas, pensadores, atores e compositores que ajudaram e são referências do Brasil no exterior. Infelizmente o Mainard demostra ignorância e arrogância quando crítica o Nordeste. Nossa população tem dificuldades e luta com humildade para melhorar sua condição de vida. As maiores dificuldades foram impostas pelos diversos Governos ao longo dos anos. Mainard, respeite o Nordeste!