Renata Camargo
O presidente Lula viaja em missão oficial neste domingo (31), às 14h, para El Salvador, para participar da cerimônia de posse do presidente daquele país, Mauricio Funes, que será realizada amanhã (1º).
Mauricio Funes e Lula se conhecem desde os tempos de militância esquerdista. O novo presidente de El Salvador, que é casado com uma militante do PT e amiga de Lula Vanda Pignato, assume o governo depois de quase 20 anos de comando de uma aliança de partidos de direita.
Segundo o porta-voz do governo, Marcelo Baumbach, a presença de Lula na posse de Funes representará um aprofundamento e diversificação da relação Brasil–El Salvador. “A cooperação técnica bilateral, centrada na transmissão de conhecimento em áreas nas quais o Brasil dispõe de excelência, tem sido o principal instrumento de aproximação entre Brasil e El Salvador”, disse Baumbach em entrevista coletiva. (ouça a entrevista)
Ainda na segunda-feira, Lula parte para a Cidade da Guatemala. Pela noite, o presidente brasileiro participa de um jantar oficial oferecido pelo presidente da Guatemala, Álvaro Colom. Naquele país, encontra também com o ex-presidente guatemalteca Alvaro Arzú Irigoyen, que fará a entrega das chaves da Cidade da Guatemala a Lula.
Na Guatemala, Lula pretende assinar ajustes complementares de um acordo para a instalação de centro de formação profissional (Senai) e para a implementação do projeto Cozinha Brasil na Guatemala. O presidente Colom, por sua vez, tem procurado o chefe brasileiro para conhecer melhor programas sociais do governo como o Bolsa Família.
Também nessa viagem em missão oficial, Lula irá a San José, capital da Costa Rica. Na quarta-feira (3), Lula se encontra com o presidente costarriquenho, Oscar Arias. Lula pretende aprofundar o diálogo sobre a disseminação da tecnologia do Brasil de produção de biocombustíveis e estimular a participação de empresas brasileiras em obras de infraestrutura na Costa Rica.
Leia também