Ao empossar o jornalista Franklin Martins na Secretaria de Comunicação Social, que também terá status de ministério, o presidente Lula alertou o novo ministro sobre a quantidade de trabalho que ele terá pela frente. Franklin cuidará dá imprensa e da publicidade e ficará responsável, ainda, pela criação da rede nacional de TV pública.
“Uma TV chapa-branca parece bom, mas enche o saco. Não precisa ser cor-de-rosa, nem pichar”, declarou. "Gente puxando o saco não dá certo. Nós temos de fazer uma coisa séria. Não é uma coisa para falar bem ou mal do governo. É uma coisa para informar. A informação tal como ela é. Sem pintar de cor-de-rosa, mas também sem pichá-la".
Segundo ele, é preciso renovar a área da comunicação. "Nós estamos pensando em ter uma TV pública educativa, que possa fazer o que muitas vezes a televisão privada não faz. E quem sabe a gente possa fazer parceria com tudo o que já existe neste País – TV Câmara, TV Senado, TV Congresso, TV Educativa nos Estados. Não vamos inventar a roda. O que nós queremos é dar oportunidade a um jovem poder estudar", disse o presidente.
Leia também
O presidente disse que ficou com receio de convidar o jornalista para o governo. “Este homem deve ser grosso, pensei. Fala na televisão e é mais político que nós”, brincou. Lula também destacou o desprendimento do jornalista, que abriu mão de um salário muito superior nos veículos em que trabalhava para receber os R$ 8.362,80 que um ministro ganha por mês. (Lucas Ferraz)