O presidente Lula criticou hoje todos os seus antecessores desde a Proclamação da República por não terem dado a devida atenção para a área da educação. Em discurso no Palácio do Planalto, Lula afirmou que o país estaria diferente se os demais presidentes tivessem feito sua parte.
“Se cada presidente da República que passou por este país desde a Proclamação da República tivesse feito sua parte, certamente teríamos um país infinitamente mais avançado”, declarou.
Lula, que anunciou mudanças para a área, disse ainda que foi o único presidente a receber reitores de universidades públicas no Palácio do Planalto e que antes dele “a impressão que se passava era a de que os reitores não podiam se encontrar com o presidente”.
“Nunca tinha havido reunião dos reitores com um presidente da República. Hoje eu recebi 54 (reitores) e posso dizer que o único dedo que me falta nas mãos não foi mordida dos reitores”, disse.
Segundo o presidente, o seu governo tem avançado em medidas para melhorar o ensino no país e a qualidade dos professores, mas “essas coisas não podem ser resolvidas de uma hora para outra”. “Estamos trabalhando para corrigir erros de muitos e muitos anos e isso tem que ser reconhecido”, ponderou.
Leia também
Segundo o presidente, o seu Ministério da Educação é “extraordinário”. “Não sei em quantos momentos da história do país se conseguiu montar um ministério tão extraordinário como esse”, disse.
Por causa das "mudanças" que vem implementando no setor, o presidente afirmou que os pedidos que recebe das pessoas nas ruas vêm mudando. “Onde chego é uma penca de coisas que me pedem: de emprego a carroça. Depois lembram que a carroça sozinha não dá e pedem o cavalo. Mas hoje a coisa que mais reivindicam é extensão universitária e escolas técnicas”, disse.
Deixe um comentário