O presidente Lula acompanhou nesta sexta-feira (6) o enterro do corpo do deputado Adão Pretto (PT-RS). Lula estava acompanhado pelos ministros Tarso Genro, da Justiça, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, Paulo Bernardo, do Planejamento, Dilma Rousseff, da Casa Civil, Márcio Fortes, das Cidades, José Múcio, das Relações Institucionais, e Altemir Gregolin, da Pesca.
Na cerimônia religiosa, o presidente se emocionou ao relembrar dos quase 30 anos de amizade com o parlamentar. Em breve discurso, Lula fez um alerta aos líderes sociais e políticos e pediu que eles cuidem da saúde. “Se a gente valoriza a luta, é importante que a gente viva mais para conquistar mais coisas”, disse.
O corpo de Adão Pretto foi enterrado no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. Um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o parlamentar morreu ontem (5) vítima de uma parada cardíaca, após não resistir a uma cirurgia para a retirada do pâncreas no início desta semana.
Nascido em Redentora (RS), Adão Pretto estava em seu quinto mandato consecutivo como deputado federal. Pequeno agricultor, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí (RS) e ajudou a fundar o MST nos anos 80. A reforma agrária e a agricultura familiar eram as principais bandeiras defendidas pelo deputado, ferrenho opositor da bancada ruralista no Congresso. (Renata Camargo)