Renata Camargo
O presidente Lula disse nesta segunda-feira (19) que está muito otimista com a geração de empregos para o próximo ano. Em entrevista ao programa semanal Café com o Presidente, ao comentar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na semana passada, Lula voltou a defender que o país deve crescer 5% em 2010.
“Em 2010 nós estamos prevendo um crescimento por volta de 5%, e eu acho que isso pode voltar a gerar empregos de forma extraordinária. Eu acho que o Brasil está preparado para crescer, está preparado para gerar mais empregos, distribuição de renda, e é isso que todos nós queremos. Queremos é que este país dê certo e o país está dando certo”, disse Lula.
De acordo com os dados do Caged, em setembro deste ano, o Brasil gerou 252.617 empregos com carteira assinada. O índice representa crescimento de 0,77% em relação a agosto, em que foram gerados 242.126 empregos formais. “Só no canal do São Francisco nós já temos 8 mil pessoas trabalhando e em dezembro iremos ultrapassar 10 mil pessoas trabalhando, emprego direto, com carteira profissional assinada. Nós vamos criar em 2009 um milhão de empregos com carteira profissional assinada”, concluiu Lula.
No programa, o presidente falou também sobre as obras de integração e revitalização do Rio São Francisco. Na semana passada, Lula esteve no Nordeste para visitar as obras. Segundo o presidente, serão investidos cerca de R$ 6 bilhões na revitalização do rio.
“Mais brasileiros precisariam visitar as obras do canal do São Francisco, porque é uma obra extraordinariamente importante para o Brasil. E mais importante ainda para 12 milhões de pessoas que moram no semiárido nordestino, que são pessoas que vão ser beneficiadas com essa água. Eu penso que essa obra vai fazer um diferencial na parte mais empobrecida do nosso país”, disse Lula.
Ouça o programa Café com presidente
Leia também
Deixe um comentário