O presidente Lula faz amanhã (24) a primeira reunião ministerial para avaliar a crise financeira e as medidas adotadas para evitar a escassez de crédito no país. Os ministros serão recebidos na residência oficial da Granja do Torto e, segundo a agência Brasil, o encontro deve durar todo o dia.
O ministro de Relações Institucionais, José Múcio, informa apenas que os ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Henrique Meirelles, do Banco Central, farão uma apresentação sobre o tema ao presidente e demais ministros.
Na última semana, o governo reduziu o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para a compra de motos por pessoas físicas. E a alíquota caiu de 3,38% para 0,38% com a intenção de estimular as vendas no setor.
Também foram criadas linhas de financiamento de R$ 5 bilhões, principalmente para empresas exportadoras. Os agricultores do Centro-Oeste poderão refinanciar 40% das prestações dos programas de investimento agropecuário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vencem neste ano. O programa têm uma linha de crédito de R$ 500 milhões.
Leia também
Mesmo com as medidas, o mercado de trabalho sentiu os efeitos da crise. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, o país criou 61.401 empregos em outubro. Em setembro foram 282.841 novas vagas. (Lúcio Lambranho).