O presidente Lula recebeu hoje (23) o primeiro-ministro de Trindad e Tobago, Patrick Manning. De acordo com petista, que busca uma aproximação entre o Mercosul e o mercado dos países caribenhos, a visita de Maning “abre um novo capítulo nas relações” entre Brasil e Trindad e Tobago.
“Estou convencido de que Trinidad e Tobago tem papel decisivo nos esforços de meu governo em aprofundar nosso diálogo com o Caribe. Por sua pujança econômica, industrialização e potencial energético, seu país é hoje um parceiro indispensável para a região e para o Brasil”, afirmou Lula.
Conforme destacou o presidente, o país caribenho é o “principal parceiro comercial do Brasil” naquela região. “E o Brasil passou a ser o segundo maior fornecedor de mercadorias para Trinidad e Tobago. Nosso intercâmbio ultrapassou os 800 milhões de dólares no ano passado.”
No próximo ano, Trinidad e Tobago vai sediar a V Cúpula das Américas. Para Lula, a escolha do país sede reflete o “reconhecimento à liderança internacional” daquele país.
Leia também
O presidente brasileiro lembrou da visita que fez à Colômbia no final de semana passado, onde assinou acordos de cooperação, e avaliou que “a integração da América do Sul começa a ser uma realidade, baseada na solidariedade e no respeito à soberania nacional e às diferenças”.
“Mas nosso compromisso não exclui outros parceiros. Acreditamos que essa integração deve estender-se à América Central, ao México e ao Caribe. A integração da América do Sul contribui para a integração latino-americana e caribenha em seu conjunto, para superar a pesada herança de desigualdades, para lograrmos um padrão de vida mais digno para nossos irmãos”, afirmou Lula. (Rodolfo Torres)