O presidente Lula apresentou hoje (17), no Palácio do Planalto, parte dos projetos que estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a um grupo de 132 prefeitos de 16 partidos da base aliada. O PAC será divulgado na próxima segunda-feira (22).
De acordo com Lula, os municípios terão uma participação importante no programa, principalmente nas áreas do saneamento básico e da moradia. O presidente ressaltou que só foi possível a elaboração do PAC no segundo mandato porque, agora, a economia do país tem condições de absorver as medidas.
"É um projeto de grande envergadura, para quatro anos, que será apresentado na segunda-feira. Neste domingo vou revisar as propostas porque o que será anunciado será o que realmente iremos cumprir", disse.
Lula prometeu aos prefeitos que a reforma tributária será aprovada este ano e que o aumento de 1 ponto percentual do repasse das verbas do Fundo Participação dos Municípios (FPM) será atendido pelo governo. O presidente afirmou que não vai "jogar fora a oportunidade de promover um salto de qualidade" na economia brasileira.
Leia também
"Nós estamos fazendo um plano substancioso e muito realista. Nós não estamos trabalhando com resultados de consultoria apenas. Nós estamos trabalhando com projetos exeqüíveis que têm data para começar e data para terminar", afirmou.
Segundo o presidente, o PAC será importante para que o governo anuncie posteriormente um novo programa voltado para o desenvolvimento da educação e de políticas sociais. "Acredito que as coisas estão caminhando de forma tranqüila e importante para que a gente dê os passos que o Brasil precisa. Eu acho que o Brasil tem uma chance histórica", disse.
Lula ressaltou que teve uma colaboração "extraordinária" dos governadores na elaboração do programa e disse esperar apoio do Congresso para a execução das medidas. "Não teremos problemas porque o Congresso também está convencido de que esta é a vez do Brasil", concluiu.