O presidente Lula recebe amanhã (23), em Brasília, doze presidentes sul-americanos para reunião extraordinária de chefes de Estado e de governo da União Sul-Americana de Nações (Unasul).
No encontro, o representante de cada país irá assinar o Tratado Constitutivo da Unasul que terá como órgãos deliberativos um conselho de Chefes de Estado e de Governo, um conselho de Ministros de Relações Exteriores e um conselho de delegados.
A Unasul também contará com uma Secretaria-Geral com sede em Quito, no Equador.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), na reunião, os membros deverão discutir sobre o plano de ação da Unasul, centrado nas conclusões dos grupos de trabalho estabelecidos nas áreas de energia, infra-estrutura, financiamento, políticas sociais e educação. Também está na pauta a discussão sobre o funcionamento transitório da Secretaria-Geral no período entre a assinatura e a entrada em vigor do Tratado que dependerá da conclusão dos procedimentos de ratificação realizados por nove países sul-americanos.
Leia também
De acordo com o MRE, entre os principais objetivos da Unasul está o fortalecimento do diálogo político entre os Estados Membros e o aprofundamento da integração regional, especialmente no que se refere à integração econômica e produtiva, mecanismos financeiros, desenvolvimento social, cooperação cultural e desenvolvimento da infra-estrutura regional nas áreas de transportes, energia e comunicações. (Erich Decat)