Hoje pela manhã o presidente Lula recebe a Comissão Nacional de Política Indigenista e índios que representam o Acampamento Terra Livre, instalado na Esplanada dos Ministérios. Antes, o presidente participa de solenidade no QG do Exército.
Irritado com as declarações do comandante militar da Amazônia, general Heleno Pereira, Lula convocou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general Enzo Martins, para cobrar explicações. Heleno afirmou durante uma palestra no Rio de Janeiro que a política indigenista do governo era "lamentável, para não dizer caótica".
Lideranças indígenas protestaram ontem em frente ao Supremo Tribunal Federal sobre a decisão da corte de suspender a operação de retirada dos não-índios da reserva Raposa Serra do Sol. O líder da etnia Macuxi, uma das cinco que habitam a reserva, Walter de Oliveira, afirmou ao Congresso em Foco que a redução do tamanho da terra ou a demarcação em unidades, como querem políticos, fazendeiros e militares, iria prejudicar seus habitantes. (leia) (Tatiana Damasceno)
Deixe um comentário