Em entrevista, na manhã de hoje (7), a seu programa semanal de rádio, “Café com o Presidente”, Lula defendeu que o Brasil precisa recuperar sua indústria naval para solucionar problemas relacionados a importações e exportações. .
“O Brasil tem um problema muito sério quando se trata de transporte marítimo. Nós temos um déficit na nossa balança comercial ligada ao frete que é de mais de US$ 8 bilhões. Não é possível que um país que tenha quase 95% dos seus produtos transportados, seja para exportação ou para importação, via transporte marítimo, não tenha muitos navios de bandeira brasileira. Além disso, o Brasil, na década de 70, era a segunda frota naval do mundo”, lembra o presidente, reclamando que não “sabe quem decidiu” parar de investir no setor.
Na semana passada o presidente foi ao Rio Grande do Sul e visitou a plataforma P-53 da Petrobras. Ele destacou que a empresa está encomendando 26 navios.
“A Petrobras é uma grande importadora e uma grande exportadora. Ela precisava contratar navios, não poderia ficar pagando aluguel”, disse o presidente, acrescentando que os recursos investidos não podem ser vistos como gastos.
Leia também
“O Brasil vai se transformando numa grande nação. Sabe, que produz avião com muita competência e que vai produzir navio e plataforma, com muita competência. Essa é a novidade da nossa indústria naval”, concluiu ele. (Soraia Costa)