Rodolfo Torres
Amante do futebol e corintiano declarado, o presidente Lula afirmou neste domingo (22) que o governo brasileiro está tentando realizar um “jogo da paz” entre a seleção brasileira e um combinado de jogadores israelenses e palestinos.
“Eu posso jogar de centroavante em Israel, ou poderia ser meia-armador”, brincou o presidente. De acordo com ele, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o presidente de Israel, Shimon Peres, foram consultados e se mostraram simpáticos à idéia. Os líderes estiveram em Brasília – reunidos com Lula – neste mês.
Caso a partida seja realizada, a data mais provável é entre os dias 10 e 16 de março de 2010, quando Lula visitará a região. Contudo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o amistoso internacional.
Lula lembrou do amistoso entre Brasil e Haiti em agosto de 2004. A seleção jogou no país, que está sob intervenção de tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), e acabou vencendo por 6 a 0.
Para o presidente, a iniciativa faz parte da política brasileira naquela região. Nesta segunda-feira (23), Lula receberá o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Palácio do Planalto. O líder iraniano também será recebido no Congresso Nacional.