Em cerimônia de inauguração do Complexo Agroindustrial de Mineiros (GO), o presidente Lula defendeu hoje (20) o equilíbrio nas relações comerciais brasileiras. Segundo o presidente, o Brasil “precisa perceber que outros países também querem vender para nós”.
"Queriam tanto que a Rússia comprasse a nossa carne. Mas o que a gente compra deles?”, questionou Lula. Como exemplo, ele citou a importação de carros mexicanos pelo Brasil. "É importante comprar algo do México, porque temos um superávit na balança comercial de US$ 3 bilhões. Os mexicanos ficam doidos quando vêem a gente", disse.
O presidente também destacou a liderança do país na exportação de carne, mas alertou para eventuais riscos comerciais advindos dessa condição. "Quando a gente passa a exportar muito, surgem adversários. Pessoas tentam colocar cascas de banana no nosso caminho".
Leia também
"O Brasil não é mais periferia na exportação de carne. Hoje, somos o maior exportador de carne do mundo", comemorou.
O presidente ainda classificou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como "o programa com a maior seriedade da história" e disse que as reservas de US$ 100 bilhões "são a garantia que damos ao mundo que não se faz estupidez com a economia".
Segundo a Perdigão, proprietária do Complexo Agroindustrial de Mineiros, a unidade inaugurada hoje deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos e mais de 8 mil indiretos nos próximos dois anos.