Mário Coelho
Em discurso durante o lançamento da pedra fundamental de uma refinaria da Petrobras no Ceará, o presidente Lula afirmou, nesta quarta-feira (29), que a camada mais pobre da população brasileira aprendeu que também pode chegar ao poder. “Esse negócio de que pobre se contenta com pouco é mentira, isso é coisa daqueles que exploraram a gente a vida inteira”, disse o presidente, que passa a faixa presidencial no próximo sábado (1º) à sua sucessora, a petista Dilma Rousseff.
Segundo a Agência Brasil, Lula declarou que “o povo aprendeu a gostar de coisa boa e aprendeu que pode chegar lá”. Na cerimônia de lançamento da pedra fundamental de uma refinaria da Petrobras, o presidente sugeriu que o governador do Ceará, Cid Gomes, e o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, façam um calendário de compromissos sobre o andamento da refinaria para que ela seja entregue no tempo previsto.
Lula disse que assim Dilma, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), poderão acompanhar o cronograma de execução das obras. “Às vezes as coisas param na mão do Ibama, do Ministério Público e, quando a gente pensa que vai inaugurar, nem começou”. Durante o discurso, Lula disse também que Gabrielli vai continuar na presidência da estatal durante o governo Dilma.
No Ceará, Lula participou do lançamento da pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium 2, da Petrobras. A área que está sendo estudada para a implantação da refinaria fica no Complexo Industrial do Porto de Pecém, no município de Caucaia (CE), onde está sendo iniciada a campanha de sondagem do terreno. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deverá entrar em operação a partir de 2017, com produção de 300 mil barris por dia. De acordo com a Petrobras, deverão ser produzidos diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível para navio).
Deixe um comentário