Apesar de ter dito durante toda a semana passada que Antonio Palocci não deixaria o governo, o presidente Lula pode lançar o ministro da Fazenda como candidato do PT ao governo do estado de São Paulo. Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal Correio Braziliense , o presidente Lula teria demonstrado simpatia por tal alternativa pela primeira vez.
De acordo com interlocutores próximos ao presidente, essa possibilidade é defendida com mais energia pelo secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, e pela chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. De qualquer maneira, o presidente Lula resistiria à indicação de Palocci ao Palácio dos Bandeirantes, por ainda preferir que o candidato do governo seja seu líder no Senado, Aloízio Mercadante, que deverá disputar a indicação do partido com a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.
O nome de Palocci começou a ganhar força, na semana passada, depois das denúncias feitas pelo caseiro Fracenildo dos Santos Costa, o Nildo, na CPI dos Bingos. Seria uma forma de abafar as relações de Palocci com a chamada república de Ribeirão Preto, grupo de lobistas e funcionários ou ex-funcionários públicos acusado de envolvimento em desvio de recursos governamentais.