Rodolfo Torres
O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou nesta sexta-feira (31) que o presidente Lula pediu desculpas ao Senado ao declarar que a crise da Casa não é um problema dele (Lula).
“É uma posição correta do ponto de vista republicano”, avalia Cristovam, complementando que a saída de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado “é inevitável” e que já considera um cenário “pós-Sarney”.
Ontem, em entrevista coletiva, Lula afirmou que a turbulência do Senado não lhe diz respeito porque ele não votou em Sarney para presidente daquela instituição. Até então, o petista vinha defendendo o peemedebista no cargo. (leia mais)
Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), a declaração de Lula representa o abandono de Sarney pelo governo. “Não é a primeira vez que Lula faz isso. É o estilo dele abandonar aliados nas dificuldades”, alfinetou Virgílio.
Cristovam também destaca que as denúncias contra Sarney durante o recesso parlamentar agravaram ainda mais a crise do Senado. “Saímos de férias e deixamos a Casa pegando fogo.”
O senador do Distrito Federal ainda ressalta que a simples substituição de Sarney não é suficiente para que o Senado recupere sua credibilidade. Para ele, é preciso que a Casa realize reformas institucionais.