Cinco dias após concluir a montagem do ministério, o presidente Lula faz hoje (2), a partir das 9h, a primeira reunião ministerial com a nova equipe. Na pauta, um balanço sobre os quatro primeiros anos de governo e a apresentação de diretrizes para o segundo mandato. O tema central, no entanto, deve ser mesmo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o qual o governo pretende ver a economia crescer a uma média de 5% por ano.
O presidente deve pedir empenho aos ministros para que as obras consideradas prioritárias em suas pastas deslanchem. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, dois ministros deverão ter papel de destaque nessa reunião: Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil).
Mantega deverá fazer uma apresentação sobre o cenário econômico para o Brasil, já sob a ótica dos novos dados do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a assessoria do ministro.
Ele deve mencionar a melhora nos dados do crescimento realizado no passado e seu impacto em indicadores de solvência da economia, como a relação dívida/PIB, que, com a revisão feita pelo IBGE, passou de 50% para 44,9%.
Leia também
Dilma deverá tratar mais detalhadamente do PAC para seus colegas de ministério. A ministra da Casa Civil fará uma apresentação do programa, o cronograma de obras, as perspectivas e deve fazer algum balanço sobre seu andamento nos primeiros dois meses.
Ainda segundo o Estadão, Dilma deve pedir aos ministros que se empenhem na execução das obras e ajudem na mobilização da base governista para aprovação dos projetos enviados ao Congresso. (Edson Sardinha)