Fábio Góis
O presidente Lula voltou hoje (28) do Chile, onde esteve desde ontem reunido com vários chefes de Estado, por ocasião da 6ª Cúpula de Líderes Progressistas. O encontro, que teve o propósito de discutir os desdobramentos da crise financeira internacional, foi preparatório para a próxima reunião do G20, na quarta-feira (2), em Londres (Inglaterra).
Lula foi recebido ontem (27) em Viña Del Mar, a 125 da capital Santiago, pela presidente do Chile, Michelle Bachelet. A anfitriã promoveu jantar de boas-vindas para os líderes mundiais, entre os quais estavam os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, Tabaré Vázquez, além do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Durante encontro com Lula na Casa Branca, em Washington (EUA), há duas semanas, o presidente Barack Obama reafirmou sua disposição em estreitar os laços comerciais e diplomático com a América Latina, como Biden confirmou nesta sexta-feira.
Em seus discursos no seminário realizado hoje em Viña Del Mar, tanto Bachelet quanto Gordon pediram a reformulação do Fundo Monetário Internacional, cuja atuação tem recebido críticos de economistas e especialistas de mercado em todo o mundo.
Lula viajou na tarde deste sábado do Chile para São Paulo, onde fica até amanhã à tarde, quando retorna para Brasília.
Leia também