Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo Jornal Nacional aponta vitória em primeiro turno do presidente Lula (PT) na corrida presidencial de outubro. Se as eleições fossem hoje, o petista teria 49% das intenções de voto, contra 25% do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin.
Essa foi a primeira pesquisa realizada pelo instituto após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Desde a primeira sondagem após o lançamento oficial das candidaturas, Lula só apresentou queda em julho, quando marcou 44 pontos. Em junho tinha 46% do voto dos entrevistados e na primeira quinzena de agosto, 47%.
Lula venceria no primeiro turno porque tem mais votos do que a soma de todos os candidatos, descontados os votos nulos e brancos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Já o candidato Alckmin conseguiu crescer um ponto, mas manteve manteve a média de 20 pontos atrás de Lula como nas outras pesquisas. Obteve 29% das intenções de voto em junho, caiu para 28% em julho e foi para 24% na primeira sondagem de agosto. O tucano afirmava que sua campanha decolaria após o horário eleitoral. Como o crescimento não veio, o PSDB teme começar a perder apoio nos estados.
Leia também
A candidata do Psol, Heloísa Helena, interrompeu a trajetória de altas – caiu um ponto e agora tem 11% das intenções. Em junho ela tinha 6%, passou para 10% em julho e na primeira quinzena de agosto tinha 12%. O candidatos do PDT, Cristovam Buarque, continua fixo na marca de um ponto.
Os presidenciáveis do PSL, Luciano Bivar, do PSDC, José Maria Eymael, e do PCO, Rui Costa Pimenta, não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%.
2° turno
O Datafolha simulou um eventual segundo turno entre os candidatos Lula e Alckmin. Em junho, o petista tinha 51% dos votos, caiu para 50% em julho, subiu para 54% em agosto e agora tem 55% das intenções dos entrevistados. Alckmin tinha 40% em junho e julho, caiu para 37% em agosto e agora tem 36%.
Os entrevistados foram questionados sobre o governo Lula. Consideraram ótimo ou bom 52% dos eleitores, 7 pontos a mais que no início de agosto e 14 a mais que em julho. Classificaram como regular 31% dos ouvidos, 5% a menos que na última pesquisa e 9 pontos a menos que em julho. Disseram achar péssimo ou ruim 16% dos entrevistados. Em agosto eram 18% e em julho, 21%.
Foram ouvidos 6.279 eleitores em 272 municípios brasileiros entre ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Deixe um comentário