A convite do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o presidente Lula ameaçou fazer uma visita ao Congresso hoje, para abrir a exposição Construtores do Brasil. Mas Lula recuou e mandou em seu lugar o vice-presidente, José Alencar (PRB-MG). A assessoria da Presidência informou que Lula não pode aceitar o convite de Aldo porque já havia confirmado presença na posse da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie.
A mostra foi inaugurada há pouco no Salão Verde da Câmara. A exposição inclui fotos e ilustrações de 25 pessoas que contribuíram para a formação política, histórica e geográfica do país. As imagens vão integrar uma galeria permanente no gabinete da presidência da Casa.
A seleção dos personagens históricos foi feita por Aldo Rebelo, que a submeteu a historiadores. Entre as imagens da galeria está a do índio Ajuricaba, chefe da tribo dos manaus, no rio Amazonas, que no século 18 lutou contra a ocupação portuguesa. E de Plácido de Castro, gaúcho que liderou seringueiros no norte do país e foi um dos responsáveis pela anexação ao Brasil do atual estado do Acre.
Leia também
Além do vice-presidente da República, compareceram ao evento o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), tataraneto de José Bonifácio de Andrada e Silva; dom João de Orleans e Bragança, pentaneto de dom Pedro I; e Ana Cristina Kubitschek, neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek.