Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o presidente Lula atribuiu a crise aérea à “falta histórica de planejamento” do setor no país e ao “julgamento precipitado” diante do acidente com o avião da Gol.
“Houve um julgamento precipitado de culpar os controladores. Em vez de ficar dando opinião sobre o que aconteceu, prefiro aguardar o resultado das investigações”, afirmou. De acordo com o presidente, as primeiras ilações de que teria havido falha no controle aéreo na região do acidente precipitou a insatisfação dos controladores de vôo.
“Não vamos confundir o acidente da Gol com os acidentes dos aeroportos, até porque eles se chocaram no ar. Não tenho os resultados da investigação. Nessas coisas, a gente não deve ficar adivinhando o que aconteceu. Aconteceu um acidente. E por conta dele houve acusações de vários lados. E aí houve insatisfação do sistema de controle aéreo”, declarou.
O presidente disse que não há condições de atender às reivindicações salariais dos controladores de vôo porque teria de elevar também os soldos dos militares de todo o país, já que apenas uma minoria deles é civil.
Leia também
Lula também associou os problemas do setor aéreo à crise da Varig e à sobrecarga dos aeroportos e das companhias, com o aumento anual de 20% de passageiros e a prática de overbooking. “Houve um conjunto de coisas que foram criando um problemão, de uma magnitude quase incontrolável. Tudo isso que aconteceu nós estamos resolvendo”, declarou. (Edson Sardinha)