O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou uma viagem neste domingo (15) pelo Nordeste, tradicional reduto do petista. O intuito da viagem é debater a conjuntura e os rumos do Brasil com lideranças políticas e sociais de seis estados. Na agenda, estão previstos encontros com governadores, movimentos sociais e sindicais e lideranças regionais. Devido às restrições da pandemia de covid-19, não haverá atos público em nenhum dos estados.
A primeira parada do ex-presidente foi em Pernambuco, onde foi recebido pelo senador e titular da CPI da Covid, Humberto Costa (PT-PE).
Reunião do PT e Pernambuco com @LulaOficial pic.twitter.com/7z3AOb1wcn
— Humberto Costa (@senadorhumberto) August 15, 2021
Nos dias 17 e 18 Lula estará em Teresina-PI. No dia 18, ele chega a São Luís-MA, onde fica até sexta-feira (20), quando vai para Fortaleza-CE. Na terça (24), o ex-presidente estará em Natal para se encontrar com a governadora Fátima Bezerra (PT). Na quarta-feira (25), Lula estará na Bahia, onde fica até quinta-feira (26).
PSB, MDB, Republicanos e o próprio PP, cujo presidente, Ciro Nogueira, foi nomeado ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, estão no radar do petista para a reconstrução de alianças regionais.
O ex-presidente já tomou as duas doses da vacina contra a covid-19. A viagem do Lula pelo Nordeste pode ser considerada o início de sua campanha para a volta ao Palácio do Planalto. Lula é visto como o principal adversário político do presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2022.
> PT faz raio-x da sigla nos estados e vê unanimidade em torno de Lula
> Datafolha: segundo turno mostra Lula com 58% e Bolsonaro com 31% para 2022