O presidente Lula garantiu hoje (14) em entrevista a seu programa semanal de rádio “Café com o presidente”, que o Brasil não corre riscos de sofrer um novo apagão energético. Segundo ele, o país “está preparado” tanto para que não falte energia em 2008, quanto em 2009 e em 2010.
“A questão energética vive de boatos”, argumentou Lula. “O dado concreto é que o Brasil está seguro de que não haverá apagão e de que não faltará energia para dar sustentabilidade ao crescimento que nós queremos ter no Brasil”.
O presidente está indo hoje para a Guatemala e de lá seguirá para a Cuba. Nos dois países serão firmados acordos de colaboração. Um deles, inclusive, está relacionado à questão energética.
“O Brasil tem interesse em ajudar os cubanos a descobrir se tem petróleo em águas profundas em Cuba”, disse Lula.
Na Guatemala, o maior interesse do país está voltado para a exportação. O presidente explicou que pretende investir na América Central para que o Brasil possa levar parte de sua produção para lá no futuro.
Leia também
“Nós pretendemos fazer com que o Brasil contribua com o desenvolvimento daqueles países, aumente a nossa balança comercial com eles para que nós possamos, produzindo em alguns países da América Central, fazer com que alguns produtos brasileiros cheguem aos Estados Unidos numa situação, eu diria melhor, sem taxação de impostos como é hoje”, afirmou.
A volta de Lula ao Brasil está prevista para quarta-feira (16), quando espera-se que ele defina se o senador Edison Lobão (PMDB-MA) será o novo ministro da Minas e Energia. (Soraia Costa)
Leia também: