O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, afirmou hoje que o presidente Lula ficou “chocado” com o atentado que matou a ex-premiê e líder da oposição no Paquistão, Benazir Bhutto. Ela morreu hoje (27) em conseqüência de um atento sofrido nas proximidades da capital Islamabad. (leia mais)
Marco Aurélio também disse que Lula está preocupado com a situação daquele país. "Vimos com pesar e ao mesmo tempo com preocupação", afirmou. Diversas autoridades mundias também manifestaram preocupação com a situação do Paquistão, que tem eleições marcadas para o início de janeiro do próximo ano. A posição oficial do governo brasileiro sobre a morte de Benazir Bhutto será divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
O assessor do presidente viaja ainda hoje para Caracas, capital da Venezuela, para integrar uma missa internacional de resgate de três reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs). O presidente venezuelano, Hugo Chávez, comanda a negociação. (Rodolfo Torres)