O presidente Lula fará nesta terça-feira, às 9h, a primeira reunião ministerial deste ano, e que contará com a presença dos novos ministros que assumiram em abril no lugar dos que deixaram o cargo para disputar as eleições.
A reunião servirá para orientar os ministros sobre como eles devem se comportar durante a campanha eleitoral, além de ser apresentado um balanço sobre as ações do governo. As informações deverão servir de argumentos para quando os ministros forem abordados nas ruas, na campanha.
A reunião começará com uma apresentação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre a legislação eleitoral e dos limites do que os colegas podem e não podem fazer durante a campanha como ministros.
A orientação é uma forma de evitar o desconforto criado há duas semanas pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Em cerimônia realizada em Contagem (MG) para comemorar o cumprimento da meta do programa Bolsa Família, Ananias usou o cadastro do programa Fome Zero para convidar as pessoas a participarem da solenidade.
Leia também
Depois de Márcio Thomaz Bastos, será a vez do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que falará sobre os números da economia. Depois, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, vai apresentar as principais ações do governo.
Lula fará o encerramento da reunião, que deve se estender durante todo o dia, com pausa apenas para o almoço.