O presidente Lula fez um apelo nesta quinta-feira (12) para que os empresários brasileiros contratem mais turnos de trabalho. Na visão do petista, essa seria uma forma de enfrentar os efeitos negativos da atual crise financeira no país.
“Todas as obras em que a gente puder colocar dois turnos, ou três turnos, ou seja, fazer a máquina rodar 24 horas por dia, nós temos que fazer, porque vai gerar mais empregos, o emprego gera salário, o salário gera consumo e essas três coisas juntas fazem com que a economia brasileira volte a rodar”, afirmou o presidente durante visita às obras da usina hidrelétrica de Jirau (RO).
Conforme destacou Lula, a ampliação do turno de trabalho nas mais diversas obras ( rodovias, hidrelétricas, ferrovias, projetos habitacionais, etc) fará com que a crise retorne aos países desenvolvidos, epicentro da atual turbulência no sistema financeiro.
“Passamos muito tempo esperando crescer, passamos muito tempo esperando gerar emprego para o povo deste país. E agora, que as coisas estavam andando maravilhosamente bem, vem a crise dos países ricos afetar os países emergentes”, lamentou.
Leia também
Reflexos da crise na indústria
Pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 80% das empresas brasileiras foram afetadas pela crise.
O levantamento, feito com 431 empresários, também aponta que a maioria das indústrias considera que o impacto da crise aumentou no primeiro semestre de 2009 quando comparado aos últimos três meses do ano passado.
Para 17% dos entrevistados, os efeitos da crise sobre as próprias empresas aumentaram muito. Já 38% destacaram que os impactos sobre as empresas aumentaram. “Com relação aos efeitos da crise sobre a economia brasileira, 58% responderam que houve aumento; 21% que aumentaram muito no primeiro trimestre de 2009 ante o último trimestre do ano passado.” (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário