Em entrevista a seu programa semanal de rádio “Café com o Presidente”, na manhã de hoje (17), Lula afirmou que o governo está fazendo uma “pequena revolução na educação universitária no Brasil”.
Segundo ele, a adesão de 53 reitores, na semana passada, ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) irá possibilitar a geração de aproximadamente 100 mil novas vagas
“Nós vamos, a partir deste ano, colocar, aproximadamente, 100 mil novos alunos nas universidades federais, sejam nos cursos noturnos, pelo fato de aumentar o número de alunos por professores de 12 para 18. Então, nós estamos fazendo uma pequena revolução na educação universitária no Brasil”, garantiu Lula.
Somadas ao Reuni, o presidente destacou que há outros projetos para a ampliação do acesso ao ensino universitário, como o Programa Universidade para Todos (Prouni). E lembrou que o governo também está preocupado em melhorar a qualidade do ensino básico no país.
Leia também
“Nós não podemos esquecer que o ano passado nós lançamos o Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE. Esse plano estabeleceu quarenta ações que vão desde a construção de creches até as bolsas de pós-doutorado. Mas a ênfase do programa é a qualidade da educação básica”, ressaltou o presidente.
“Nós tínhamos criado, antes ainda de 2005, o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], uma demonstração viva do nosso compromisso em investir na educação básica. Porque se as nossas crianças tiverem um bom ensino fundamental, significa que elas terão muito mais chance de disputar as vagas na época que tiverem que disputar um vestibular”, defendeu Lula.
O presidente também aproveitou para pedir o apoio da população na fiscalização das obras das creches e escolas que estão sendo construídas. Lula garantiu que irá abrir concurso para professores com antecedência, para que quando as obra forem concluídas as escolas comecem a funcionar rapidamente. (Soraia Costa)
Deixe um comentário