A vantagem do presidente Lula, do PT, sobre o candidato tucano Geraldo Alckmin na disputa pelo Planalto nas próximas eleições aumentou, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada há pouco no Jornal Nacional. Os números apontaram que a diferença entre os dois candidatos cresceu de 20 para 22 pontos entre abril e maio.
Lula aparece na pesquisa com 43% das intenções de voto, contra 21% do tucano. Em abril, o petista tinha 40% das intenções de voto, enquanto Alckmin aparecia com 20%.
Já em relação ao presidenciável do PMDB, Anthony Garotinho, a vantagem de Lula ficou ainda maior. Em abril, o peemedebista tinha 15% das intenções de voto. Agora, aparece com 7%. Com isso, o petista figura 36 pontos na frente do garotinho, em vez dos 25 registrados no mês passado. Na comparação com Alckmin, a diferença subiu de 5 pontos para 14 pontos.
O levantamento foi realizado ontem e hoje com 6.000 pessoas em 258 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa anterior havia sido realizada entre os dias 6 e 7 de abril.
A queda de Garotinho ocorreu logo depois que ele passou a protestar contra uma suposta perseguição promovida pela mídia contra sua candidatura. Acusado de receber dinheiro irregularmente de ONGs para sua pré-campanha à presidência, o peemedebista preferiu fazer uma greve de fome a responder às denúncias. Não contou com o apoio nem mesmo do PMDB.
Leia também
A retração de Alckmin, por sua vez, foi verificada após a crise na segurança pública de São Paulo deflagrada pela onda de violência que atingiu o Estado.
O resultado está em linha com a pesquisa CNT/Sensus, que mostrou que a taxa de intenção de voto em Lula subiu de 37,5% em abril para 40,5% agora. A intenção de voto em Alckmin recuou de 20,6% para 18,7% no mesmo período. Para Garotinho, a intenção de voto caiu de 15% para 11,4%.
Segundo turno
O levantamento mostrou que Lula venceria tanto Alckmin como Garotinho num eventual segundo turno. Contra Alckmin, Lula venceria por 52% a 35% –uma diferença de 17 pontos. Em abril, a pesquisa mostrava que a vantagem de Lula sobre Alckmin no segundo turno era de 15 pontos.
No cenário contra Garotinho, Lula venceria por 57% a 24% das intenções de voto–diferença de 24 pontos. Em abril, a diferença era de 22 pontos.
Deixe um comentário