O presidente Lula não vai ao funeral do senador Antônio Carlos Magalhães, que faleceu hoje, em São Paulo, de falência múltipla de órgãos, em decorrência de problemas cardíacos. O presidente escalou o vice-presidente José Alencar para representá-lo em Salvador, onde o corpo de ACM será velado e sepultado.
Lula também pediu ao ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, para prestar solidariedade à família do deputado Nélio Dias (PP-RN). Ele também faleceu hoje, em São Paulo. O corpo de Dias será sepultado no Rio Grande do Norte.
Para o velório do deputado Júlio Redecker (PSDB-SP), uma das vítimas da tragédia com o avião da TAM, na última terça-feira, em São Paulo, Lula foi representado pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Mais cedo, o presidente falou por telefone com um dos filhos do senador Antônio Carlos Magalhães. Ele conversou também com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) – sua mãe também faleceu hoje.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula deve ficar o fim de semana em Brasília, reunido para discutir medidas de segurança para o Aeroporto de Congonhas. O presidente já gravou a mensagem que irá ao ar mais tarde, em rede nacional de televisão. Nela, Lula, em tom emocionado, vai se solidarizar com as famílias vítimas da tragédia com o avião da TAM, em São Paulo, e já apresentar algumas medidas para desafogar o sistema aéreo brasileiro. (Lucas Ferraz)
Leia também