Levantamento feito por um instituto de pesquisas mexicano revela que o presidente Lula é o sexto mais popular das Américas, com 55% de aprovação popular. O chefe de Estado mais popular é o colombiano Álvaro Uribe, que tem o apoio de 84% da população de seu país.
Uribe é seguido por seu desafeto, o equatoriano Rafael Correa, que obteve 62% de aprovação popular. Há dois meses, Colômbia e Equador tiveram um incidente diplomático por causa da invasão do exército colombiano em território equatoriano. Uribe acusou Correa de proteger as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O equatoriano, por sua vez, ameaçou entrar em guerra com o vizinho. Após intermediação de autoridades de outros países, os dois recuaram.
O mexicano Felipe Calderón é o terceiro da lista, com 61% de popularidade. Também estão à frente de Lula o presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e o da Bolívia, Evo Morales (56%), informa a agência de notícias Efe.
De acordo com o instituto Consulta Mitofsky, responsável pelo levantamento, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é o oitavo mais popular, com 51% de aprovação.
Leia também
Com o apoio de menos da metade da população, aparecem as presidentes da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner (47%), 11ª colocada, e do Chile, Michelle Bachelet (46%), 12ª. O uruguaio Tabaré Vázques (45%) vem logo a seguir. O pior índice de aprovação ficou com o paraguaio Nicanor Duarte, que tem o apoio de apenas 5% da população do país.
Os dados levantados pelo instituto mexicano levam em conta as pesquisas feitas em março e abril por instituições locais ou internacionais. A aprovação de Lula, a maior em seus cinco anos e três meses de governo, foi baseada no Instituto Datafolha. (Edson Sardinha)