Os líderes da base aliada no Congresso se reúnem com o presidente Lula e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, no início da noite de hoje (18) para debater a polêmica MP que cria o ministério da Pesca e a futura edição de medidas provisórias que concedem reajustes para servidores públicos.
No Palácio do Planalto, parlamentares da base vão retomar as reclamações sobre a criação do ministério pela MP e de quase 300 cargos comissionados na administração. Como a Secretaria da Pesca já existe, os deputados e senadores acreditam que esse não é um assunto prioritário.
Na semana passada, o ministro Múcio levou o tema ao presidente e depois foi conversar com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), um dos críticos da MP da Pesca.
Além disso, a Casa Civil estuda editar três medidas provisórias para reajustar o salário de várias categorias de servidores públicos. Só os 17 mil auditores da Receita Federal poderão ter a remuneração elevada para R$ 19 mil a partir de 2010.
Leia também
Amanhã (19) à tarde, os líderes e vice-líderes no Congresso devem debater com Lula e Múcio a pauta do plenário da Câmara e do Senado (Veja aqui a agenda da semana). O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), diz que o tema da reunião é fechado pelo presidente, mas os encontros facilitam o trabalho nos plenários. (Da redação)