O presidente Lula se reúne nesta terça-feira (19) com ministros, líderes e vice-líderes da base aliada para discutir a criação do Fundo Soberano. O ministro da Fazendo, Guido Mantega, será o responsável pela apresentação do projeto. A reunião do Conselho Político está marcada para as 15h.
O fundo soberano é um tipo de fundo de investimentos especial de natureza contábil e financeira, administrado pelo Ministério da Fazenda. É tido como uma espécie de "poupança pública" para tempos de crise.
Anunciado pelo governo em 13 de maio, o projeto tem causado polêmica. No Congresso, parlamentares, até mesmo da base aliada, têm se articulado para retirar a urgência da proposta. Eles alegam que é preciso um prazo maior para “uma análise mais consistente do projeto”. (leia)
Na reunião de hoje, o presidente Lula espera convencer líderes e vice-líderes da necessidade de criação urgente do fundo soberano. O governo quer que o Congresso aprove a matéria até o final do ano. Desde o dia 14 de julho, o projeto está na Câmara. (Renata Camargo)
Leia também
LEIA TAMBÉM
Deixe um comentário