O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pretende se reunir ainda hoje com o presidente Lula para discutir medidas que contenham a crise aérea. Ainda não há hora definida para o encontro, mas, de acordo com a assessoria do ministro, ele cumprirá apenas agenda interna hoje.
Entre os compromissos de Jobim para esta segunda-feira está o comando da reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac). O conselho tem reunião confirmada para o meio-dia e esse será o primeiro encontro presidido pelo novo ministro da Defesa. A intenção do Conac é definir, entre outras coisas, medidas para reduzir o movimento no aeroporto de Congonhas, como, por exemplo, a transferência de vôos fretados para o aeroporto de Jundiaí (SP).
Desde o acidente ocorrido no dia 17 com o Airbus da TAM, o movimento de Congonhas já diminuiu. A pista principal ficou vários dias fechada e muitos dos vôos das grandes companhias foram tranferidos para o aeroporto de Guarulhos. Na sexta-feira o ministro da Defesa e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fizeram reunião para discutir a ampliação de Guarulhos (leia mais) como solução para a crise aérea em São Paulo. (Soraia Costa)
Leia também