O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30) que na próxima semana irá cuidar da articulação para a eleição da presidência da Câmara dos Deputados. O presidente Lula confirmou que irá se reunir com o presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que tenta a reeleição, segundo informou a agência Folha Online. "Só na semana que vem", disse o presidente ao ser questionado sobre o encontro. O presidente também deve se reunir com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato do PT à presidência da Casa.
"O Palácio do Planalto busca consenso em torno de um único nome e dessa forma evitar o chamado efeito Severino e a temível eleição de um candidato pouco afinado com o governo", diz o texto. O ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), relembra a reportagem, foi eleito para o comando da Casa, em fevereiro de 2005, em conseqüência da divisão da base aliada. Severino renunciou ao cargo depois de se envolver no chamado escândalo do mensalinho, a suposta propina paga ao ex-parlamentar por um dos donos de restaurantes da Câmara.
Leia também
Lula disse também no encontro de agora há pouco com os jornalistas que finaliza o pacote fiscal antes de sair em férias. Segundo o presidente Lula, as diretrizes do programa devem ser finalizadas antes do descanso de dez dias.
Segundo o presidente, o pacote vai estimular o crescimento do país. "Depois da posse, vou fazer os arranjos finais nas medidas econômicas que vamos fazer. Temos que ter uma certa afinação nos projetos que vamos colocar no PPI (Projeto Piloto de Investimento) como prioritários e depois vou tirar férias", disse.
"O Planalto informou que Lula vai tirar férias entre 5 e 15 de janeiro. Ou seja, logo depois da posse de segunda-feira. Nesse período, o vice José Alencar assumirá a Presidência da República. A expectativa é que o pacote seja lançado somente depois da sua volta", explica a reportagem.