O presidente Lula disse hoje que discutir agora alianças partidárias para as eleições de 2010 é “insanidade”. A afirmação foi feita durante a abertura da Campanha Nacional de Vacinação de Idosos Contra a Gripe, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
"Pensar em fazer alianças em 2010 em 2008 é uma questão de insanidade. É pura especulação. Como isso não está na Bolsa, não é necessário especular", disse Lula. Lula afirmou que uma eventual aliança do PMDB ao DEM ou PSDB não prejudica a unidade da base governista. "A unidade se mantém tranqüilamente. Se dá no Congresso. Para isso temos alianças. Não tenho nenhum compromisso com nenhum partido e não pedi para nenhum partido ter compromisso comigo para 2010. Até porque não sou candidato."
Lula não quis comentar a decisão da Executiva Nacional do PT de proibir a aliança com o PSDB do governador de Minas, Aécio Neves, na disputa da prefeitura de Belo Horizonte. "Não discuto alianças do PT em Minas”, respondeu, dizendo que essa questão deve ser uma preocupação do presidente do PT, Ricardo Berzoini e do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.
O presidente afirmou que só fará campanha nas cidades em que houver apenas um candidato da base aliada. "Só participarei da campanha municipal onde a cidade tiver apenas um candidato da base. Se tiver dois, não estarei presente. Eleições municipais não são prioridade da Presidência.", declarou. (Tatiana Damasceno)