O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que 2005 foi um ano “muito sofrido” para o Brasil e que vai aproveitar o feriado do Carnaval para “descansar e pensar”, porque o momento pede “muita reflexão”.
As declarações foram feitas no programa semanal de rádio Café com o presidente, gravado na sexta-feira e que foi ao ar na última segunda, três dias após a divulgação de que a economia brasileira cresceu 2,3% em 2005. O desempenho representa menos da metade de 2004 e, no continente, só fica à frente de países como Jamaica (1,4%) e Haiti (1,5%), um dos mais pobres do mundo. Mas o presidente não se reportou diretamente ao assunto.
O ano de 2005 tornou-se amargo para o governo e para o PT depois que despontaram as denúncias de que parlamentares aliados recebiam mensalão para votarem de conformidade com projetos do governo. As denúncias derrubaram ministros e levaram à cassação e à renúncia de deputados, principalmente aliados da base governista.
“Vou descansar porque é o momento de muita reflexão. Acho que nós tivemos um 2005 muito sofrido e acho que o Brasil superou isso. O Brasil, ao terminar o Carnaval, se encontra outra vez com o dia-a-dia, com o trabalho do povo brasileiro, as angústias, as ansiedades, as inquietações, as alegrias”, disse o presidente.
Leia também
“Vou pensar muito, porque tem muita coisa para fazer no ano de 2006. Sou muito otimista com 2006 e acho que tenho que aproveitar e pensar, descansar, e eu vou tomar um banho de mar”, concluiu Lula. O presidente repousa na base da Marinha na Restinga de Marambaia (RJ).
Deixe um comentário