O presidente Lula embarcou hoje (5) para a China, onde terá um encontro com o presidente daquele país, Hu Jintao. Entre outras coisas, Lula deve propor que autoridades chinesas participem das discussões sobre biocombustíveis que serão realizadas em São Paulo ainda este ano.
Segundo o porta-voz do governo, Marcelo Baumbach, Lula deve oferecer à China cooperação na área de biocombustíveis para que os chineses passem a comprar o produto brasileiro.
Além disso, Lula deve também discutir com o líder chinês novos rumos para o comércio bilateral entre os dois países. O Brasil tem interesse em aumentar os investimentos financeiros chineses no país, especialmente nas áreas de infra-estrutura, energia e mineração.
Olimpíadas
Também está prevista durante a viagem de Lula à China um encontro com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. A pedido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do ministro do Esporte, Orlando Silva, Lula vai tratar sobre a candidatura do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016.
Leia também
Nunca um país sul-americano sediou os Jogos Olímpicos. No último dia 4 de junho, o Comitê Olímpico sinalizou que o Rio de Janeiro está entre as quatro cidades candidatas mais cotadas para ser sede dos jogos. Nesse sentido, Lula irá aproveitar a ocasião para demonstrar que o país é capaz de sediar as olimpíadas.
Além dos encontros, está prevista visita de Lula à Vila Olímpica e um almoço com atletas e técnicos brasileiros. Na sexta-feira (8), o presidente participará da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. (Renata Camargo)
Deixe um comentário