O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que até o início da próxima semana o presidente Lula deverá anunciar formalmente ao partido que é candidato à reeleição, para que no dia 24 de junho a convenção do PT possa homologar o seu nome.
O presidente tem adiado a decisão para evitar problemas com a Justiça Eleitoral, que restringe as atividades do candidato à reeleição durante a campanha. Nos seus compromissos públicos, Lula tem feito discurso de candidato, não poupa os adversários e sempre é recebido com festas que lembram mais campanhas eleitorais.
No último sábado, ao visitar obras de um gasoduto ligando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, Lula adotou um discurso ambíguo sobre campanha. "O meu maior cuidado é não permitir que o processo eleitoral me faça fazer uma bobagem qualquer", disse. "As pessoas não têm que inventar as coisas para ganhar a eleição", completou. "Não quero fazer mágica, quero continuar no mesmo tom, pois quando o passe dá errado quem quebra a cara não é quem errou, mas o pobre deste país."
Leia também