O presidente Lula defendeu nesta terça-feira (26) o financiamento público das campanhas eleitorais como parte fundamental de uma reforma política. Segundo ele, essa é a “melhor forma”.
“Não é possível que não se entenda que o Brasil precisa fazer uma reforma política. Uma reforma que dê legitimidade aos partidos políticos, acabe com essa história de políticos correrem atrás de empresários para financiar sua campanha quando depois tem que pagar a conta”, afirmou o petista em discurso durante a abertura do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Gramado (RS).
Amanhã, os ministros José Múcio (Relações Institucionais) e Tarso Genro (Justiça) levarão propostas de reforma política ao Congresso. Conforme antecipou Múcio, a idéia do governo é fatiar a reforma política, ou seja, enviar diversos projetos ao Congresso sobre o tema.
Lula também pediu o apoio dos contadores para aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. Segundo o petista, essa é uma medida que “todo mundo deseja”. “Mas quando chega ao Congresso todo mundo é favorável, concorda, mas aí começam a surgir problemas”, avaliou. (Rodolfo Torres)
Leia também
Deixe um comentário