Edson Sardinha
O presidente Lula tem até hoje (15) para decidir se veta o reajuste de 7,7% para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo, aprovado pelo Congresso. Lula tem até esta terça-feira para definir também se extingue o chamado fator previdenciário, que reduz o valor do benefício para quem se aposenta antes da idade prevista em lei. As alterações foram feitas pelos parlamentares na medida provisória que reajustava as aposentadorias em 6,14%, a partir de janeiro deste ano.
Os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega, têm defendido o veto do presidente às duas mudanças na MP 475/09. Mas o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou nos últimos dias que Lula ainda estudava o caso.
Ontem, em Minas Gerais, o presidente disse que não iria se deixar “seduzir por qualquer extravagância que alguém queira fazer por conta do processo eleitoral”. “Vou fazer aquilo que tiver que fazer, aquilo que for melhor para o Brasil e aquilo que for melhor para todo mundo”, afirmou o presidente.