O presidente Lula criou um grupo de trabalho interministerial para elaborar um plano estratégico para a candidatura do Brasil à Copa do Mundo de 2014.
A função do grupo, que foi criado por meio de decreto administrativo, é coordenar as ações de competência do governo federal: indicar onde as verbas serão aplicadas e onde o governo federal participa.O grupo será presidido pelo Ministério do Esporte, seguido por Cidades, Turismo, Transportes, Planejamento, Relações Exteriores, Justiça e Casa Civil. O grupo também tratará de temas como infra-estrutura, segurança, parte diplomática (vistos, recepções de chefes de Estado), organização aeroportuária, iluminação e manutenção de rodovias federais, entre outras atribuições.
O decreto administrativo que criou o grupo interministerial também prevê que a CBF contará com um assento nas reuniões desse grupo, podendo inclusive dar sugestões. No entanto, a CBF não poderá tomar decisões.
"Entre outros objetivos, o grupo tomará parte do projeto de candidatura, para não ser surpreendido futuramente", disse Orlando Silva Júnior, ministro do Esporte, à reportagem da Agência Folha, em alusão ao orçamento do Pan, no qual a participação federal cresceu de modo exponencial.
Leia também