O presidente Lula convocou para as 12h uma reunião ministerial de emergência para discutir a adoção de novas medidas para conter o avanço do desmatamento da Amazônia nos últimos meses. Para a reunião, Lula chamou sete ministros e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.
O governo está preocupado com dados divulgados ontem (23) pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que registrou um desmatamento de 3.235 quilômetros quadrados apenas entre os meses de agosto e dezembro de 2007. Esses números podem ser menores do que os reais, uma vez que, para ser rápido, o Deter registra apenas parte do que foi desmatado. Estima-se que quase 7 mil quilômetros quadrados tenham sido desmatados nesse período.
Participarão do encontro com o presidente os seguintes ministros: Marina Silva (Meio Ambiente), Reinhold Stephanes (Agricultura), Nelson Jobim (Defesa), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia).
Leia também
O Ministério do Meio Ambiente promete divulgar até amanhã (25) uma lista com os 31 municípios que mais desmatam no Brasil (leia mais). (Edson Sardinha)