O presidente Lula confirmou a indicação do deputado José Múcio (PTB-PE) para a liderança do governo na Câmara e da senadora Roseana Sarney (PMDB -MA) para a liderança do governo no Congresso. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) permanece na liderança do Senado. No entanto, o convite ainda não foi confirmado oficialmente pelo Planalto.
A indicação de Múcio, é uma maneira de fortalecer o deputado e, ao mesmo tempo, de enfraquecer o poder de influência do deputado cassado Roberto Jefferson dentro do PTB. Jefferson, é o atual presidente do PTB e é contra à aproximação do partido ao governo, explica o repórter Tiago Pariz, do portal G1.
A indicação da liderança do governo na Câmara abre caminho para a indicação do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), líder interino do governo na Casa, para uma secretaria com status de ministério específica para tratar de portos e aeroportos.
"O partido tem que estar na vitrine. Não poderíamos ficar apenas com Ciência e Tecnologia, pois o PSB cresceu e tem compromisso com o programa do presidente do Lula. Ficar com apenas um ministério seria colocar o PSB numa situação de fragilidade", disse o secretário-geral do PSB, o senado Renato Casagrande (ES), à repórter Gabriela Guerreiro, da Folha Online.
Leia também