O presidente Lula convidou hoje (20) o filósofo Roberto Mangabeira Unger (professor de direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos) para assumir a Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo do governo federal. Mangabeira Unger é vice-presidente do PRB, partido que tem o vice-presidente, José Alencar, em seus quadros.
A secretaria, que terá status de ministério e ainda será criada, vai reunir o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE).
Magabeira Unger foi um crítico do governo Lula durante o primeiro mandato do petista. O filósofo chegou a defender o impeachment de Lula, na época do escândalo do mensalão. Entretanto, no ano passado, ele se reaproximou do presidente e defendeu a sua reeleição. O filósofo ajudou o governo na elaboração do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Mangabeira coordenou o programa de governo da campanha de Ciro Gomes à Presidência da República em 2002. No segundo turno, Ciro apoiou a candidatura de Lula e foi nomeado ministro da Integração Nacional, após a vitória de Lula.
Leia também
Confira aqui artigos do filósofo Roberto Mangabeira Unger.